Dicas

Como escrever um Blog post (que as pessoas realmente querem ler) em 5 passos.

Será que é só escrever sobre o que você gosta em algumas centenas de palavras, e pronto?

Abner Aquino Profile Picture
João Aquino
UI Designer, Webflow Design & Desenvolvimento
Clock Icon
4 MIN

Introdução

Será que é só escrever sobre o que você gosta em algumas centenas de palavras, e pronto?
Na teoria, qualquer um pode escrever um blog post, mas não são todos que conseguem escrever algo que as pessoas realmente queiram ler.
Nesse post você vai aprender como escrever posts que realmente geram valor para seus leitores.
Então vamos começar.

Comece SEMPRE pelo título 

- Escreva títulos que chamam atenção!

“Em média, 5 vezes mais pessoas leem somente o título do que o artigo todo. Quando você escreve seu título, você já gastou 80 centavos do seu dólar.”
David Ogilvy, Confessions of an Advertising Man - 1963

Às vezes existe um certo estigma em torno de títulos “clickbait”, mas isso só é um problema quando o seu título pouco tem a ver com o conteúdo, ou quando o autor simplesmente não entrega a solução que ele se propõe a entregar.

Então não se preocupe se o valor do seu conteúdo diminui porque o título é chamativo demais ou algo do tipo, o título nada mais é do que uma ferramenta para que o seu conteúdo seja entregue a maior quantidade de leitores possível e também da maneira mais eficiente. Se preocupe então em gerar valor para o seu público e resolver o problema que você se propôs a resolver.

Agora que você já decidiu qual vai ser o seu título, escreva algumas variações e analise qual é a versão que melhor transmite a sua mensagem. Às vezes a sua visão pode estar enviesada por conta de todo o esforço e tempo envolvimento investido, então, procure uma opinião alheia, ou dê um tempo e volte com a cabeça fresca para analisar seu trabalho. Isso pode mudar tudo! Desde reforçar a você a qualidade do conteúdo a revelar alguns erros que poderiam comprometer todo o seu trabalho.

Comece pelo começo - Introdução

- Prenda a atenção de imediato mostrando o que seu leitor vai aprender, afirme suas intenções (e cumpra sua promessa).

Dê ao seu leitor uma prévia do problema em questão e de como você pretende ajudar seu leitor a resolver esse problema.

E faça isso de uma maneira que o intrigue seu leitor, gerando interesse não só no assunto, mas principalmente no porquê o leitor deve se importar com a sua opinião e no que você tem a dizer.

Conteúdo ou corpo do texto

- O corpo do texto deve sempre incluir subtítulos para que tudo fique organizadoorganizam seu conteúdo para que e seu leitor possa, facilmente, escanear o conteúdo.

Além de usar subtítulos, é bom que os parágrafos sejam relativamente curtos, de 5 a 6 linhas no máximo. É um desafio achar o equilíbrio entre se aprofundar no conteúdo e manter tudo sucinto e eficiente.
Uma boa maneira de fazer com que isso aconteça naturalmente é “nichando” seu conteúdo, isso vai prevenir que você dê exemplos muito extensos na tentativa de abranger muitos públicos diferentes. 

Linkar outros sites

- Linkar outros sites te coloca em uma excelente posição de expert

Linkar outros sites e blogs pode parecer um “favor imerecido” para outros criadores de conteúdo, afinal, só quem trabalha nesse meio sabe como é difícil conseguir que seu post seja linkado ou referenciado.
Mas tente olhar para isso com outros olhos, usar links e referências te coloca na posição de um bom pesquisador, ou expert.

E não ache que porque você linkou o conteúdo de alguém o seu post perde credibilidade de alguma maneira. Se alguém gastar tempo lendo o SEU post é porque essa pessoa quer saber a SUA opinião. Além disso, outras fontes de informação que corroboram com o seu conteúdo só estabelecem ainda mais sua credibilidade no meio.

Não se esqueça da conclusão

- Não negligencie o “rodapé”, use a conclusão para gerar engajamento e valor para sua marca.

O post deve terminar com uma conclusão assertiva.

Se o conteúdo do post envolve sua opinião, especifique que a conclusão é a sua opinião, muito bem embasada, mas a SUA opinião. E também não deixe de considerar outros pontos de vista e até pontuar os que você achar relevantes.

Mas, se o conteúdo é mais informativo e assertivo, um resumo dos principais pontos tratados é essencial antes que você dê um parecer final.

Pesquisas feitas usando ferramentas que monitoram padrões de leitura de usuários mostram que existe uma prática muito comum entre leitores de ler o título do blog e um pouco da introdução e rapidamente conferir a conclusão para ver se sua dúvida foi realmente sanada.

Outra dica importante é terminar seu post com uma pergunta, gerando engajamento e possivelmente leads para sua empresa, se esse for o objetivo do seu blog.

Conclusão

Agora que chegamos ao fim eu espero que este post tenha te ajudado a entender que você não deve viver refém da sua criatividade e sim usá-la como uma das muitas ferramentas à sua disposição.

Escrever um post que as pessoas realmente querem ler não é impossível como dizem, você também consegue!

Agora é só começar a escrever aquele post que está engavetado, ele não vai se escrever sozinho!

Qual dessas dicas foi mais útil pra você? Me diga nos comentários e até a próxima.

DIGITAL AGENCY

Vamos conversar E TIRAR SEU PROJETO DO PAPEL